Acidentes no Ambiente Hospitalar

01/03/2019

O entendimento ao que diz o "acidente do trabalho é aquele decorrente do exercício do trabalho a serviço da empresa ou do exercício do trabalho , podendo ocasionar lesão corporal ou distúrbio funcional permanente ou temporário, morte e a perda ou a redução da capacidade para o trabalho". Baseado neste texto você sabia que os trabalhadores da saúde, em especial de enfermagem que atuam em unidade hospitalares, lamentavelmente são os profissionais que mais ficam expostos e a todos os tipos riscos ocupacional.

Pois bem embora sabemos que os riscos laboral em uma industrial se concentram com percentual menor ou maior dependendo da área mapeada, já em uma unidade hospitalar a exposição á estes riscos se concentram praticamente em toda área hospitalar onde estes agentes estão mais presentes que são os riscos: Físicos, Biológicos, Acidentes, Químicos e Ergonômicos. Por conta e tudo isto, os afastamentos laboral são evidentes e que acaba favorecendo o surgimento do tão e inesperado Acidente do Trabalho.

O impacto negativo que isto causa em seus principais indicadores é certo neste caso. Sabemos que os trabalhadores de enfermagem por se dedicam exclusivamente aos cuidados básicos diários precisando em boa parte do seu plantão ser ágil e rápido em busca de soluções na oferta de cuidados de enfermagem que atendam plenamente as necessidade de um ou mais paciente quando este é acolhido para internação até o momento de sua alta .

Sabemos que existe uma discrepância enorme em se tratando de um hospital privado, do público onde este primeiro claramente tende se a ter um ambiente mais confortável, seguro e organizado, não que eu esteja sendo incoerente. Mais pela lógica sabemos que em um hospital público onde a demanda é muito maior vindo receber pacientes de todas as regiões sempre em seu limite de atendimento, com seus espaço físico pouco dimensionado, com á presença de inúmeras macas e leitos espalhados pelos corredores faz de tudo isto um cenário ideal para o surgimento dos mais variados tipos de acidentes que vão desde os acidente perfuro-cortante, aos mais diferentes tipos de traumas tais como, batidas contra em cantos mal projetados, em pias e paredes, além daquelas famosas manivelas das camas hospitalares, sim ainda existe estes tipos de cama em especial nos hospitais públicos (SUS) e pasma- me deus em alguns hospitais particulares seu uso ainda é bastante comum.

Bem é claro que em boa parte das instituições privadas estas movimentação geralmente é feito por mecanismo automatizados pelo próprio paciente ou familiares. Diante de tudo isto notamos que a cada dia o números de ocorrências registrada com os profissionais de saúde ainda é alto ainda que efetivo investimento venha sendo praticados ainda temos muitos que melhorar para que estes indicadores *SSO, a cada mês tenha a sua redução tão esperada pelos gestores do **SESMT.

*Saúde e Segurança do Trabalho -

**Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho

Trabalhe como segurança, promova segurança e aja com segurança todos os dias de sua vida.

by renato MENDES


Até Breve !