Protocolo de Manchester

01/03/2019

Criado ado a mais de duas décadas, o Protocolo de Manchester recebeu este nome por ter sido aplicado pela primeira vez na cidade de Manchester no Reino Unido, no ano de 1997. Desta forma o protocolo de Manchester nada mais é que um método de triagem que estabelece um de conjunto das informações, decisões, normas e regras definidas a partir de um ato oficial, como audiência, conferência ou negociação, por exemplo.

Na realidade, a palavra "protocolo" discorre em vários parâmetros, podendo variar desde um conjunto de formalidades públicas até os critérios a serem cumpridos no detrimento de determinada atividade, assim como nos grandes eventos e nas crescentes demandas em busca dos mais diversos tipos de atendimento em suas redes públicas e privadas, foi implantado pela primeira vez na cidade de Minas Gerais, sendo a cidade pioneira em sua inserção e suas definições de cores conforme o tipo de atendimento

Com a grande demanda no atendimento de urgências e o crescente volume em especial nos serviços de saúde públicos gerenciados através do sistema único de saúde, quando notamos que boa parte desta clientela utiliza o serviço simplesmente para tratar uma diarreia ou mesmo um resfriado comum. O protocolo surgiu com um propósito de reestruturar o fluxo no acesso aos mais diversos tipos atendimento. Assim esta pragmática vem sendo extensivamente difundido como um excelente dispositivo de gestão nas unidade saúde do Brasil.

Com a sua grande demanda no atendimento de urgências e o crescente volume em especial nos serviços de saúde públicos gerenciados pelo (*SUS), notamos que boa parte da clientela que utiliza o serviço, muitas vezes vão a unidade simplesmente para tratar uma diarreia ou mesmo um resfriado comum. Assim o gerenciamento e reorganização no controle do fluxo e o acolhimento veio em uma boa hora.

O método de triagem , inda vem sendo o melhor indicador para os profissionais da saúde, não só para estabelecer um bom diagnóstico, mas em uma prioridade baseada na identificção dos mais variados tipos de adversidades.

Conquanto assegurar um atendimento rápido e ágil em seu processo de triagem não é nada fácil. O fato da sua proposta ser bem democrática temos os prós e contras, pois em um Hospital Privado pode se ter uma concepção um pouco diferente de um Hospital Público, em razão de sua dinâmica e infraestrutura. Mesmo com uma equipe engajada e com boa sinergia algumas instituição ainda sofrem não programados em decorrência da pouquidade de pessoal.

*SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

Agariar tempo mesmo que em minutos podem ser preciosos entre a vida e morte. A importância nas tomadas de decisão em evento emergencial
Isto tudo veio em momento crucial, para a gestão, hierarquia e a eficiência ao tratamento e acolhimento em uma unidade de urgência e emergências.


by renato MENDES


Até Breve !