Prevenção com Furtos e Roubos de Celulares

11/03/2019

Não há como descuidar do seu aparelho celular. Em todas as grandes cidades do país, pessoas mal-intencionadas estão sempre por perto para tentar roubar ou furtar seu smartphone. Prova disso é que os índices desse tipo de crime, infelizmente, não param de crescer. Um seguro para celular pode fazer com que você recupere o dinheiro investido de volta, mas isso não minimiza as chances de que você possa ser mais uma vítima nessa estatística. Para dar menos chances para os ladrões, listamos aqui cinco dicas preciosas para sua prevenção. Muitas vezes, os cuidados que precisamos tomar são simples, mas acabamos deixando de lado os principais conselhos. Porém, se você ficar atento à sua volta, é possível reduzir consideravelmente as oportunidades de ação dos bandidos.

PM reforça orientações para prevenção de roubo e furtos de celular em Juiz de Fora

Nem sempre é possível evitar um assalto na rua, na praia, no trabalho ou dentro de casa. Mas em boa parte das vezes há como minimizar as oportunidades dos ladrões, seja com um simples ações preventivas ou com altos investimentos. No primeiro dia da série Segurança da Vida Real, conheça as mudanças de atitude que ajudam a diminuir as chances de ter os bens como carro, residência e celular levados. 

Andar pela rua tranquilamente enquanto mexe no celular, essa é uma situação corriqueira, mas que infelizmente está cada vez mais perigosa! O motivo? O crescente número de roubos de celulares em todo o país

SÃO PAULO - Metade das ruas da cidade de São Paulo teve ao menos um roubo de celular registrado do início de 2018 até agosto deste ano. São cerca de 32 mil ruas afetadas por mais de 208 mil ocorrências de um dos crimes que atingem o morador da capital com mais frequência. Ainda que a região central tenha a maior incidência, o roubo do aparelho passou a ser considerado "democrático"

Os números são alarmantes. Enquanto o Estado de São Paulo registrou, no acumulado dos primeiros oito meses do ano, uma queda de 1,5% nas ocorrências, na comparação com os mesmos meses do ano passado, os registros que incluem celulares tiveram alta de 4,6% - de 154 mil ocorrências no ano passado, entre janeiro e agosto, para 161 mil neste ano. Levando em conta apenas a capital, a alta é de 6,9%.

Saiba como se prevenir contra roubos e furtos de smartphones

Não use seu celular enquanto estiver pela rua

Esse é um hábito que tomou conta das pessoas, especialmente nas grandes cidades. Muita gente inclusive caminha digitando ou olhando a tela do aparelho, o que facilita e muito a ação de ladrões. É absolutamente fácil para eles simplesmente passar correndo, arrancar o aparelho de suas mãos e, quando você se der conta do ocorrido, ele já estará a metros na frente, impossibilitando qualquer atitude. Sem falar do risco que você corre de ser abordado pelo ladrão, arriscando também a sua integridade física. Para evitar esses problemas, a regra é simples: saiu na rua, celular no bolso ou na bolsa.

Não digite dirigindo

Outro péssimo hábito que se propagou nos dias de hoje: digitar enquanto se dirige. Além de isso ser ilegal, pois é evidente que o risco de sofrer um acidente ou atropelar alguém é enorme, também pode fazer com que oportunistas se aproximem da sua janela para roubar seu aparelho. Especialmente à noite, pois o interior do carro fica bem mais escuro que a via, e o celular reluz, podendo ser visto de longe. Deixe-o guardado e o utilize apenas quando chegar a seu destino.

Seja curto e direto

Se você estiver andando pela rua e alguém lhe perguntar que horas são, melhor responder que não sabe e seguir em frente. Isso pode ser um truque para que você tire seu aparelho da bolsa ou do bolso e deixe-o exposto para um eventual roubo. É melhor ser "grosso" e não se arriscar do que abrir qualquer brecha para o extravio.

Cuidado com os smartphones brancos

O celular mais visado para roubos é o iPhone. Se você tem um, especialmente na cor branca, tenha atenção redobrada! Se você constantemente passa por locais potencialmente perigosos, na hora de escolher um modelo de smartphone, dê preferência para os modelos mais discretos, que chamem menos atenção.

Dica Importante:

Se inevitavelmente você for roubado. Mantenha a calma. Vá para a delegacia mais próxima e faça um boletim de ocorrência. Imediatamente ligue para sua operadora e bloqueie a linha. Existem diversos apps hoje que podem te ajudar no resgate do seu aparelho e bloqueá-lo, caso não consiga recuperá-lo. Seguindo nossas dicas seu smartphone dificilmente será roubado! Lembre-se sempre de utilizar o seu em locais protegidos e seguros!

by renato MENDES


Até Breve !